A região priorizou a cadeia produtiva do leite e envolveu, neste trabalho, mais de 500 agentes dos três estados
RIPA |
|
A cadeia do leite foi prioridade na Região Sul |
|
|
A RIPA da região Sul coordenada pelo ex-professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Paulo César de Camargo apresenta dia 16, terça-feira, às 14 horas, os principais resultados do trabalho desenvolvido pela Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Será lançado o livro “Desenvolvimento de Conhecimentos e Inovações Tecnológicas para a Cadeia Produtiva do Leite - Termos de Referência para a Região Sul” que consiste em uma referência para a elaboração de projetos da cadeia produtiva do leite, apontando demandas do setor produtivo e as ofertas com base nas competências e interesses dos pesquisadores da região. “Representa um mapa das ofertas de conhecimento e de tecnologia, construído a partir das demandas regionalizadas, de produtores, laticínios, cooperativas entre outros”, afirma Camargo.
O coordenador afirma que as ofertas foram elaboradas por pesquisadores que analisando as demandas elaboraram propostas de linhas de pesquisa nos segmentos: produção primária, coleta, transporte e distribuição, processamento e industrialização, mercados e comercialização, qualidade gestão e qualidade ambiental e aspectos conjunturais. “A metodologia utilizada deverá ser aplicada para outras cadeias produtivas do agronegócio e o documento atual deverá manter a estrutura, porém, seu conteúdo será atualizado com a evolução da incorporação de conhecimentos e de tecnologias”, explica.
A região priorizou a cadeia produtiva do leite e envolveu, neste trabalho, mais de 500 agentes dos três estados, com contribuições de representantes do governo, universidades, centros de pesquisa, extensão rural, terceiro setor e empresas privadas.
Será realizada ainda uma mesa redonda sobre Inovações, Cadeia Produtiva do Leite e os Centros Mesoregionais de Referência. Estão previstas a participação das seguintes autoridades: secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) Lygia Lumina Pupatto, ex-ministro da agricultura e diretor da Listen Local Information Alyson Paolinelli, coordenador da Unidade Gestora do Fundo do Paraná (UGF)/SETI Nivaldo Rizzi, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Fundo Setorial do Agronegócio (CT-AGRO) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) Newton Pohl Ribas e o engenheiro agrônomo e consultor da Ripa Sul Osmar Muzilli.
O projeto iniciou com o "I Workshop da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio: Região Sul" em novembro de 2004 em Londrina, no Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário