sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

decreto regulamenta defesa sanitária vegetal na BA

Governador da BA assina decreto que regulamenta a defesa sanitária vegetal no Estado

O governador Jaques Wagner, com o firme propósito de apoiar a defesa vegetal da Bahia, assinou o decreto Nº 11.414/09, regulamentando a implementação do conjunto de programas, projetos, atividades de fiscalização, inspeção, medidas de prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais. O decreto também regulamenta e assegura a sanidade das cadeias produtivas, atividades que são executadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, órgão vinculado a Secretaria da Agricultura. O objetivo é atender ao desenvolvimento da agricultura, proteger a saúde pública e o meio ambiente.
Para o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, o decreto tem grande importância pois demonstra o firme propósito do governo de ampliar a defesa sanitária vegetal na Bahia. Ele analisa que a regulamentação dessa atividade contribui decisivamente para o suporte do agricultor familiar, bem como para o agronegócio, torna-os competitivos no mercado interno e externo. Segundo o secretário, esse diploma legal respalda e ratifica as ações da Adab, auferindo-lhe segurança e mais credibilidade.
Para o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, o decreto é de extrema importância, pois complementa as atividades executadas pela agência, principalmente aquelas que tem como premissa básica a proteção do território baiano à introdução de pragas de importância econômica e quarentenária. 'A Adab tem implementado e desenvolvendo programas de monitoramento, educação sanitária, controle, caracterização de áreas livres de pragas embasados no zoneamento, cadastramento, georeferenciamento de plantios, na determinação de incidência e prevalência de pragas em importantes culturas produzidas no estado' completou Peixoto.

Defesa fitossanitária
O modelo de defesa sanitária adotado pela Bahia através da Adab, vem garantindo de forma crescente a produção agrícola no estado, atestando a qualidade fitossanitária dos produtos, seja através da agregação de valor à produção, seja através da melhoria da saúde do homem do campo, promovendo condições ideais para o desenvolvimento da agricultura sustentável.
Tornou-se necessário a Bahia possuir um intenso e rigoroso sistema de defesa fitossanitária, pois somente em 2008 o estado colheu cerca de 6,5 milhões de grãos, números que representaram a maior safra de todos os tempos e teve como suporte o Programa de Manejo Estratégico da Ferrugem Asiática da Soja articulada com o setor produtivo. Já para a cotonicultura houve um aumento de aproximadamente 10% na produção e 8% na área colhida.
Na região de Livramento de Nossa Senhora o destaque é o Programa de Controle de Moscas das Frutas que beneficia uma área superior a 13 mil hectares dos quais 90% é de agricultura familiar gerando mais de 35 mil empregos diretos e indiretos. Já a fruticultura baiana que é composta de pólos agroindustriais especializadas na produção de polpas, sucos, concentrados e doces participou no valor bruto da produção vegetal com um aumento de 14%, gerando um faturamento de R$2,56 milhões. O Estado ainda possui programas fitossanitários para as culturas do citrus, abacaxi, banana,anonáceas, sisal, recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos dentre outras.
Fonte: Ascom Adab

Nenhum comentário: