27/02/2009 14:11:20
O governo do Chile reconheceu os Estados brasileiros de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rondônia como livres de febre aftosa com vacinação, abrindo caminho para a retomada das vendas de carne bovina brasileira, suspensas desde os casos da doença em outubro de 2005, no Mato Grosso do Sul e no Paraná.
A informação foi dada quinta-feira (26/02) por Otávio Cançado, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Bovina (Abiec), que a recebeu de importadores chilenos.
Em meados de 2006, o Chile retomou as importações do Rio Grande do Sul, mas vinha resistindo à reabertura dos outros Estados. O Mato Grosso do Sul, porém, segue sem o reconhecimento chileno. Isso, apesar de até a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ter devolvido o status de área livre de aftosa com vacinação ao Estado em julho do ano passado.
Ainda que o reconhecimento dos sete Estados pelos chilenos seja positivo, Cançado observou que ainda falta a habilitação pelo Chile de frigoríficos que possam exportar carne bovina àquele mercado. Segundo ele, quando esteve no país, em novembro do ano passado, a missão chilena visitou 18 frigoríficos de bovinos.
O Chile chegou a importar 100 mil toneladas de carne bovina do Brasil por ano e foi um dos maiores clientes do país. A avaliação de Cançado é de que o Brasil consiga, no mínimo, repetir esse volume à medida em que as exportações forem retomadas.
Fonte: Valor Econômico
Divulgação: Agência CNA - http://www.cna.org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário