sexta-feira, 13 de março de 2009

Expodireto: Basf mostra identificador de doenças e simulador de rentabilidade

12/03/2009 13:53:12
A Basf levará soluções e tecnologias para a proteção das lavouras e aumento de produtividade e da rentabilidade dos produtores para a edição 2009 da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS.

Com o simulador de rentabilidade o objetivo é contribuir com uma moderna e eficiente ferramenta que possibilitará ao usuário calcular com precisão a rentabilidade de sua lavoura. “O produtor poderá visualizar, de forma individual, uma estimativa do retorno líquido da lavoura, antes mesmo do início do plantio. Com o simulador, o produtor poderá fazer um comparativo de rentabilidade e decidir pelo melhor tratamento. Como por exemplo, lançando a estimativa de produtividade (sacas por hectare), o preço da saca de soja, o tamanho da área e o custo do tratamento com fungicida, ele terá as informações antecipadamente e poderá se programar objetivando maximizar seus investimentos”, diz Cássio Greghi, Gerente de Marketing Brasil de Cultivos Extensivos da BASF.

Para diagnosticar as doenças que atacam as lavouras, a BASF apresentará o DIGILAB, um sistema que auxilia na identificação dos sintomas das principais doenças em diferentes tipos de cultivos. Com um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes, o Digilab traz um software com banco de dados e imagens das principais doenças. Algumas amostras de parte das plantas, como folhas e hastes, são suficientes para o produtor obter o diagnóstico seguro da lavoura. “Simples de utilizar, portátil e de rápido resultado, o Digilab é uma ferramenta inovadora no mercado e que é disponibilizada pelos Gestores de Produtividade, profissionais capacitados pela BASF para operar o equipamento”, destaca Sérgio Zambon, Gerente de Desenvolvimento de Mercado de Proteção de Cultivos da BASF no Brasil.

Durante o evento, o agrônomo e professor do departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo, Antonio Luiz Fancelli, fará palestras abordando o controle das principais doenças do milho e efeitos fisiológicos, nos dias 18 e 19 de março. “Nas pesquisas que venho acompanhando por todo país, o uso da mistura em um produto formulado com fungicidas triazol e estrobilurinas tem sido a ferramenta mais eficiente no controle da mancha-branca e a cercosporiose, doenças que podem comprometer de 15 a 50% da produção de milho se não forem controladas. Os resultados são excepcionais, com ganhos de 7 a 35 sacas por hectare“, explica Fancelli.

O Rio Grande do Sul é um dos mais importantes produtores de grãos do Brasil. O Estado tem lugar de destaque na produção de soja, milho, trigo, arroz e demais produtos. Segundo o presidente da Cotrijal, Ney César Mânica o cenário agrícola hoje é muito positivo. “O clima no Rio Grande do Sul está bom, gerando uma expectativa para a próxima safra de ótimos resultados”.

Áreas demonstrativas de soja, milho e feijão

Soluções de manejo para o controle das principais pragas e doenças serão apresentadas pela BASF em áreas demonstrativas nos cultivos de soja, milho e feijão desde o tratamento de sementes. O inseticida Standak®, destaque no portfólio para o tratamento de sementes, controla as principais pragas de solo e permite que se tenha um stand adequado para obtenção de altos rendimentos, enquanto o Imunit®, é o inseticida que atua no controle de importantes lagartas em diferentes estágios.

O fungicida Opera® é indicado para o manejo das principais doenças da soja e do milho, além de oferecer benefícios AgCelence™, que podem conferir maior produtividade e rentabilidade ao produtor. O herbicida Alteza® 30 SL é recomendado para o controle de trapoeraba, picão preto, apaga fogo e outras plantas infestantes nas lavouras de soja.

De acordo com a empresa, o Amplo® é o único produto para controle de plantas daninhas de folhas largas no mercado destinado exclusivamente ao cultivo de feijão. O herbicida de fácil manejo, auxilia na eliminação da mato-competição de plantas daninhas de difícil controle como guanxuma, leiteiro, corda-de-viola e trapoeraba.

Além dos produtos em destaque, a equipe de técnicos da BASF estará à disposição para apresentar o portfólio completo de produtos para soja, milho, trigo e feijão.

Informações adicionais: www.agro.basf.com.br

Fonte: CL-A Comunicações / Telefone: (11) 3082-3977

Nenhum comentário: