17-03-09
Embrapa e UnB promovem curso sobre controle biológico de pragas
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e a Universidade de Brasília – UnB promovem no período de 30 de março a 17 de abril de 2009, na Unidade da Embrapa, em Brasília, o curso “Bases Bioquímicas e Moleculares do Controle Biológico de Insetos” voltado a estudantes de pós-graduação e profissionais que desenvolvem atividades nessa área. Estão sendo oferecidas 15 vagas, sendo 10 para a UnB e cinco para a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Os estudos de controle biológico de pragas já estão bem avançados no Brasil. O país é, inclusive, o cenário do maior programa de controle biológico do mundo, com o uso do Baculovírus anticarsia, um inimigo natural da lagarta da soja em uma área de aproximadamente dois milhões de hectares. A lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) é a principal praga dessa leguminosa em todas as regiões brasileiras.
Além desse, outros avanços vêm sendo obtidos nesse campo, como o desenvolvimento de três inseticidas biológicos para controle de pragas agrícolas e mosquitos transmissores de doenças nos últimos cinco anos. Esses produtos são capazes de controlar com muita eficiência os insetos-alvo, sem causar danos à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.
Diante do enorme potencial dos microrganismos para o controle de insetos-praga, a Embrapa investe constantemente em pesquisas para conhecer mais a fundo o seu funcionamento, com o objetivo de agilizar os estudos e oferecer opções mais seguras e econômicas à população brasileira.
Mais recentemente, novas ferramentas, como a bioinformática e a genômica funcional também foram incorporadas às pesquisas de controle biológico para auxiliar no conhecimento molecular dos microrganismos usados como agentes no combate às pragas.
Com esse curso, a Embrapa e a UnB pretendem transferir esses conhecimentos para os estudantes e profissionais que atuam nessa área.
Curso alia teoria e prática para o conhecimento molecular dos microrganismos
Além de transmitir conhecimentos teóricos sobre as bases bioquímicas e moleculares de microrganismos utilizados no controle biológico de pragas, o curso tem também como objetivo treinar os participantes em técnicas avançadas e procedimentos laboratoriais de bioquímica, biologia molecular, bioinformática e genômica funcional.
O conteúdo do treinamento engloba aspectos relacionados aos microrganismos utilizados como agentes no controle biológico de pragas, ou seja, bactérias, vírus e fungos, além de noções de bioinformática e genômica funcional como ferramentas aplicadas ao controle biológico.
Entre os tópicos a serem abordados destacam-se: caracterização, modo de ação e produção de vírus, bactérias e fungos entomopatogênicos - específicos para os insetos-alvo, além do seu potencial para produção de inseticidas biológicos capazes de controlar pragas agrícolas e mosquitos transmissores de doenças, entre muitos outros.
POR: FERNANDA DINIZ (EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA)
Fonte: http://www.ripa.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário