sexta-feira, 13 de março de 2009

Greening: Fundecitrus e governo de SP avaliam ações

12/03/2009 08:46:31
O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), por meio de seu presidente e conselheiros, apresentou proposta de manutenção do plano de combate ao greening durante reunião dia 9 de março, com o secretário da Agricultura e do Abastecimento de São Paulo, João de Almeida Sampaio Filho. O objetivo é intensificar ações de controle da doença para evitar maiores perdas econômicas e sociais.

Durante o encontro, foram discutidos pontos que fortalecerão a política de sanidade dos pomares. Dentre os principais pontos levantados destaca-se a oportunidade do inicio da fiscalização pela maior facilidade de detecção da doença.

De acordo com Sampaio, para o combate ao greening e maior envolvimento do citricultor nas inspeções e erradicação de plantas sintomáticas, a Secretaria de Agricultura atuará na mesma linha do ano passado. "Repetiremos os seminários realizados pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), para orientação e conscientização do produtor, e também está nos nossos planos a campanha de mídia ostensiva", afirma o secretário.

Até o final desta semana, o governo também deverá viabilizar a assinatura do convênio com o Fundecitrus, para dinamizar as ações de defesa sanitária vegetal contra a doença, conforme estabelece a IN53.

Técnicos contratados pelo Fundecitrus serão alocados em regiões de maior demanda. Vinte engenheiros agrônomos estarão atuando na disseminação do conhecimento sobre a doença e seu manejo.

Uma nova campanha de conscientização de citricultores com relação ao greening e de intensificação das atividades de fiscalização de pomares será lançada entre os meses de março e abril. A idéia é destacar a importância da entrega dos relatórios dentro do período estabelecido.

Será criado um grupo permanente de acompanhamento e avaliação dos trabalhos realizados, bem como implantado um sistema eletrônico de controle das ações e dos relatórios de inspeção.

O governo deverá publicar uma resolução que estabelece a obrigatoriedade da realização de inspeções trimestrais e entrega semestral dos relatórios, mesmo por parte de propriedades que não têm incidência da doença.

Ainda durante o encontro, o secretário demonstrou interesse em implantar o sistema de seguro contra o greening junto com o Fundecitrus. Um grupo deverá em uma semana avaliar e propor condições para sua implantação.

Foi ressaltada a atenção de que as ações resultem em benefícios para a citricultura e todos os segmentos produtivos.

Disponível: http://www.grupocultivar.com.br/noticias/noticia.asp?id=29181

Nenhum comentário: