Uma das principais culturas que impulsionam a economia de Mato Grosso do Sul passa por um momento delicado no começo de 2009. A falta de chuvas na região Sul do Estado tem comprometido as lavouras de soja nas proximidades de Dourados. Com isso, a produtividade deve ficar abaixo do esperado.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Mato Grosso do Sul terá 1.689.080 hectares utilizados na produção de soja. Desse total, 83% foram cadastrados no sistema da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), totalizando 1.356.476 hectares cadastrados.
A data para cadastramento foi até 15 de dezembro, excepcionalmente no ano passado. A partir de 2009, a data fica fixa em 30 de novembro. Alguns produtores que não cadastraram suas propriedades já procuraram a área de gestão vegetal da Iagro para solicitar o cadastramento após o fechamento do sistema, que foi aberto em 1° de setembro de 2008.
No requerimento, encaminhado à diretoria da Iagro, o produtor solicita o cadastramento, enviando anexos os dados da propriedade, como quantidade de hectares, culturas utilizadas, entre outras informações.
'Todos os casos serão analisados e os produtores serão comunicados da decisão. Entretanto, alertamos para os produtores não deixarem de cadastrar, pois a falta de cadastro pode resultar em multas no período de vazio sanitário da soja', alerta Glaucy Ortiz, gestora de defesa sanitária vegetal.
Em 2008, o não cadastramento das áreas de plantio da soja resultou em 249 multas, das 383 aplicadas durante a fiscalização no vazio sanitário da soja. Ao todo, foram visitadas 4.603 áreas de plantio (que podem ser na mesma propriedade), em um total de 1.055.192 hectares, percorridos em 58 municípios.
Jorge Fernando Carrilho de Almoas
Fonte: Secretaria do Estado do Desenvolvimento Agrário do MS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário